Marketing Digital 25/03/21

Primeiros passos no Marketing Digital

Os primeiros passos no marketing Digital

Descubra por onde começar e o que fazer no início da sua jornada

Sua empresa pensa em empreender no mundo do Marketing Digital, mas não sabe por onde começar? Se a resposta é sim, você veio ao lugar certo! Aqui você encontrará os primeiros passos para o seu Marketing Digital. Você vai poder começar da maneira certa e estará pronto para elaborar um planejamento sólido e estruturado.

Já dizia o ditado: “quem não é visto não é lembrado!” Mas então, o que eu preciso fazer para ser visto na web? Se você não sabe como fazer isso, o nosso blog de hoje vai te ajudar de uma maneira prática e explicará detalhadamente quais providências tomar para iniciar sua jornada. 

Essas dicas essenciais estão contidas no RedCast #002, disponível no nosso canal do Youtube, para assistir clique aqui.

Quais devem ser meus primeiros passos no Marketing Digital?

Passo 1: Registro de dominio

1. Registro do domínio

petshopdodanilo.com.br

Tem seu nome definido? A primeira coisa a se fazer é o registro, porque quem chega primeiro é o dono. O registro do domínio é algo super simples e de investimento muito barato. Sem dúvida, essa é a medida inicial para assegurar sua credibilidade online, além de garantir o seu direito de uso ao nome de sua marca. E você pode fazer isso através do site registro.br utilizando o seu nome e CPF. Mas, lembre-se: esta é a forma que as pessoas vão te conhecer e lembrarão da sua marca.

Passo 2: E-mail profissional

2. E-mail profissional

Este é um erro muito cometido, utilizar e-mails com extensões como “Hotmail” ou “Gmail”. Isso porque quando você enviar um e-mail manualmente para seu cliente pode fazer com que a sua comunicação vá diretamente para a caixa de spam. Portanto, adotar essa medida pode aumentar seu profissionalismo diante do seu público, além de não ser um investimento muito caro. Para isso, você vai precisar contratar um servidor de hospedagem e pagar uma pequena mensalidade. Essa estratégia de branding também é recomendada porque aumenta a lembrança do seu consumidor sobre a sua empresa e fortalecer sua imagem.

Passo 3: Modelo de negócio

3. Modelo de negócio

Tendo um modelo de negócio claro você terá em mente quais tipos de estratégias utilizar para dar início em seu Marketing Digital. Em seguida, é importante levar em consideração algumas questões: em qual estágio está a minha empresa? Quais são meus principais objetivos com essa estratégia? Pretendo captar leads, vender online, aumentar minha visibilidade nas redes sociais? Dessa forma, a partir das respostas destas perguntas e da elaboração do seu planejamento você terá consistência para dar os próximos passos, estruturar campanhas, otimizar o tráfego, etc.

Passo 4: tráfego

4. Geração de tráfego orgânico e pago

O tráfego está diretamente ligado ao sucesso da sua empresa, se seu site está recebendo poucas visitas é porque está faltando consistência nas suas estratégias de marketing. Os principais canais de entrada para tráfego são: redes sociais (Facebook e Instagram) e Google Ads. 

Google – alcançar quem está procurando pelo que você vende, seu produto ou serviço. 

Redes Sociais – alcançar novas pessoas que ainda não conhecem sua marca ou ainda não são leads qualificados. 

ATENÇÃO!

NÃO DIRECIONE SEU TRÁFEGO PARA SEU WHATSAPP, INSTAGRAM OU FACEBOOK. Dê ênfase ao seu site. Certamente, isso indicará péssimos níveis de conversão.

Passo 5: Leads

5. Captar e armazenar leads

Seus leads te oferecerão oportunidades valiosíssimas! Mas para isso, é preciso utilizar ferramentas que permitam o armazenamento destes dados. Assim, você vai poder fazê-lo lembrar constantemente da sua marca e incentivá-lo a compra ou recompra de seu produto/serviço. Além disso, essa é uma oportunidade de investir no relacionamento a médio e longo prazo com seu cliente fazendo o perceber que você se importa com suas necessidades. A execução bem sucedida dessa estratégia irá se converter em vendas para a sua empresa.

Passo 6: CRM

6. CRM

A utilização de uma plataforma de CRM permitirá identificar em qual estágio da venda o lead se encontra, caso sua venda tenha um processo um pouco mais complexo. Essa estratégia possibilitará estruturar o processo de vendas e melhorar o relacionamento com os clientes para que você não perca as oportunidades que o lead te oferece. Outro benefício que isso vai te oferecer é a otimização dos seus processos de venda para acompanhar a sua equipe mais de perto.

7. Relacione-se com seu cliente

Depois de descobrir quais devem ser seus primeiros passos no Marketing Digital agora é hora de colocar tudo em prática. Por isso, invista na comunicação promocional e institucional, descubra os interesses de seus leads e relacione-se com ele!

Em outras palavras, é importante que você identifique especificamente o que sua empresa precisa para alcançar resultados satisfatórios e que te posicionem bem no Marketing Digital. Em conclusão, esses são os primeiros passos que a RedCake Agência de Marketing Digital recomenda, lembrando que podem ocorrer variações em determinados nichos de mercado. Portanto, não tenha medo! É preciso dar os primeiros passos para ter uma presença de destaque na web.


Para receber essas e outras dicas, acompanhe nossos RedCasts, no Youtube. Gostou das nossas dicas para seus primeiros passos na web? Então, inscreva-se no nosso canal para receber nossos conteúdos.

Leia mais: Como funcionam as estratégias para gerenciamento do marketing digital?

RedCake Agência de Marketing Digital - CNPJ: 21.249.871/0001-13 | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade