Loja Virtual 09/03/22

O que é e-commerce e como começar?

Veja  por que criar um e-commerce para o seu negócio e como iniciar suas vendas online.

Certamente, em algum momento você já ouviu falar em e-commerce. O fato é que as vendas online já fazem parte da vida de 71% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Conquist Consultoria. No entanto, você, de fato, sabe o que é e-commerce e como começar?

O significado da palavra e-commerce vem de comércio eletrônico em inglês. Ou seja, a integração ou criação de um processo de vendas próprio para uma empresa feita de forma digital recebe essa definição. Assim, o lead conseguirá finalizar toda a etapa de compras dentro da sua própria plataforma.

Portanto, se você tem uma plataforma que permite vender online, você está inserido no e-commerce. E existem diversas possibilidades dentro do meio digital de explorá-lo. Como, por exemplo, o desenvolvimento de um site ou uma loja virtual que permitam ao usuário finalizar toda a compra de maneira online.

Dessa forma, é importante lembrar que o e-commerce não se limita a apenas uma ferramenta, podendo ser também a junção de estratégias para impulsionar suas vendas no digital, inclusive em canais diversos.

Ilustração de e-commerce: venda onlina

7 motivos para vender online:

1º – Seu cliente está na internet, isso quer dizer que será mais fácil encontrá-lo.

2º – Através de um e-commerce próprio, seu cliente mais antigo poderá comprar os produtos que ele já conhece e confia.

3º – As vendas online não diminuem as vendas da loja física, mas também não vão começar “bombando”. Por isso, é preciso uma campanha de marketing e fase de adaptação – tanto da parte dos clientes quanto sua.

4º – Se você não estiver nas redes, seu concorrente estará!

5º – Ao contrário do que muita gente pensa, quem compra na loja física também compra na loja virtual. Isto é, seu número de vendas não vai diminuir. Pelo contrátio, pode aumentar o número de clientes nos dois ambientes.

6º – Por maior que seja sua empresa, ainda existem milhares de pessoas que não a conhecem, no Brasil e no mundo. Essa é a oportunidade de alcançá-las.

7º – Criar e manter uma loja virtual não é absurdamente caro, como muitos pensam!

Quais são os benefícios do e-commerce?

Primeiramente, ao utilizar uma estratégia de e-commerce a empresa pode atrair mais visitantes para dentro da sua plataforma. Ou seja, essa é uma excelente oportunidade para impulsionar o seu número de vendas e fazer o faturamento da empresa crescer.

Porque ao estar no meio digital, seja por um site, loja virtual ou marketplaces, sua empresa pode ser encontrada por um número maior de pessoas. 

Além disso, você passa a ter o controle sobre as vendas do seu negócio, uma vez que todas as informações ficam centralizadas em uma plataforma digital. Da mesma forma, você tem informações também sobre as compras que não foram finalizadas por abandono de carrinho e pode retomar o contato com esses leads qualificados.

Como começar um e-commerce?

Por isso, o primeiro passo deve ser a sua definição de estratégias, pois cada tipo de plataforma apresenta uma funcionalidade diferente. Em seguida, após definir quais canais deseja usar, é preciso procurar uma empresa qualificada para executar o seu projeto, de modo que seu e-commerce se integre aos outros meios de comunicação do seu negócio.

Uma dica importante para bombar as vendas do seu e-commerce, é aproveitar as épocas sazonais para oferecer  cupons de desconto e condições especiais de parcelamento a seus clientes. 

Além disso, quando fizer o lançamento da plataforma, complemente a divulgação nas suas redes sociais, e-mails, entre outros, para divulgar como um diferencial da sua empresa.

Loja online e loja física

Loja física ou loja virtual?

O fato é que quem possui uma loja física e ainda não se aventurou pelo digital precisa começar a repensar suas estratégias de venda. Atualmente, saber o que é e-commerce e como começar é fundamental. No Brasil, somente no ano de 2020 foram feitas mais de 78 milhões de compras online, segundo uma pesquisa feita pela NeoTrust.

Ter uma loja virtual no mesmo segmento da sua empresa física é uma grande oportunidade para crescer e aumentar as vendas, assim como o fluxo de clientes. Ela servirá como canal de vendas dos produtos que você tem em estoque, acelerando a rotatividade e consequentemente aumentando o lucro.

Se você seguir no caminho certo, com uma boa estratégia de SEO e marketing digital de qualidade, sua loja ficará em destaque nos principais sites de busca e pesquisa como o Google. Assim, quando uma pessoa pesquisar na internet, sua empresa estará entre as principais do ramo.

De fato, uma loja virtual exige a mesma dedicação e esforço de trabalho que um ponto de vendas físico. Porém, em compensação, traz retorno não apenas no núcleo de vendas, mas como dará maior visibilidade como um todo à sua marca.

Por fim, queremos te lembrar que você não precisa implementar o seu e-commerce sozinho, nossa empresa pode fazer isso por você em qualquer lugar do Brasil e do mundo!

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++ Leia mais: 4 Dicas de e-mail marketing

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