SEO 23/03/21

O que é SEO? 5 dicas para aparecer primeiro lugar no Google

Meta-descrição, título, subtítulo

Obtenha uma boa indexação e ranqueamento do seu site com estas 5 dicas

Muitos já ouviram falar, mas sempre surge essa dúvida por aqui. Afinal, o que é SEO? Para sanar essas dúvidas de uma vez por todas, a RedCake listou algumas informações e dicas para você ficar por dentro dessa estratégia de marketing digital tão importante.

O SEO é uma das técnicas mais relevantes dentro do marketing digital. Se resume basicamente à execução de técnicas que vão auxiliar o Google a direcionar seu conteúdo para o público que o procura de maneira efetiva. Na prática, os bons resultados de SEO são aqueles que aparecem nas primeiras posições quando você faz uma busca no Google.

Mas para alcançar esses bons resultados recomendamos que você organize bem as informações sobre seu produto, serviço ou loja, ou seja, cada detalhe faz a diferença. A articulação de palavras e imagens precisa ser feita do modo correto para que seu público, de fato, encontre o seu negócio de forma online. 

Portanto, para começar, vamos apresentar dois conceitos fundamentais para compreender esse processo: a indexação e o ranqueamento. A indexação é a leitura que o Google faz do seu site/conteúdo e de todos os dados que ele apresenta para entender se ele realmente é do interesse do seu público. Já o ranqueamento é a posição que ele ocupa no momento de ser exibido durante a busca com base nesta indexação. E, portanto, para fazer um bom ranqueamento você precisa que o Google entenda que seu site tem uma boa indexação, só assim, ele vai aparecer entre os primeiros. 

“Mas Red, como eu faço isso? Eu não sei por onde começar…”

Muita calma nessa hora! Vamos te dar algumas dicas sobre ferramentas que podem te ajudar. Por isso, fique atento aos pontos listados abaixo para garantir uma boa execução das técnicas de SEO:

1. Pense na experiência do cliente. 

Faça uma lista de palavras-chave que seu cliente procuraria no Google, pois isso vai te ajudar durante todo o processo de cadastro de produtos, criação de loja virtual, publicação de blogs e muito mais. Por exemplo, ao invés de apenas listar determinado produto como Blusa, escreva Blusa P 36. Isso aumenta a chance de que seu produto apareça mais vezes e para mais pessoas.

2. Seja específico

Utilize palavras long-tale, ou seja, palavras mais extensas. Isso vai te ajudar a tornar seu conteúdo mais assertivo. Pois quem faz uma busca no Google já vai intencionado a procurar algo de determinado nicho de mercado.

Exemplo: blusa Adidas, caderno Tilibra, vestido verde de festa, etc.

3. Seja original e criativo em sua meta-descrição

Faça uma boa descrição do seu produto com base nas suas funcionalidades e naquilo que seu público deseja saber sobre ele. Recomendamos que você não copie a descrição de outros sites ou do seu fornecedor, porque o Google tem uma leitura de plágio que pode prejudicar a sua indexação. Assim, com uma meta-descrição específica você já atrai o interesse na primeira exibição de seu site. Logo, você garante mais chances de clique, além de tirar dúvidas e obter um melhor ranqueamento. 

4. Use títulos (H1) e subtítulos (H2, H3, H4, H5 e H6)

Os títulos e subtítulos ajudam o Google a hierarquizar os conteúdos com essa primeira leitura, que permite a indexação. Portanto, adicione as palavras-chave de busca, posicione-as em primeiro lugar para facilitar essa leitura e utilize sinônimos para aumentar as possibilidades de ranqueamento. Lembre-se que, quanto mais acessos seu site tiver, o Google vai entendê-lo como relevante o suficiente para ser entregue a mais pessoas. Então, se empenhe para ter um bom SEO.

5. Utilize imagens de qualidade

Pode parecer bobeira, mas é fundamental a atenção a esse ponto. Com a tecnologia de hoje, fotos de celular são muito comuns, e muitas delas são de excelente qualidade. Mas tome cuidado com imagens que não valorizam tanto o seu produto, que pareçam “tremidas” ou “embaçadas”. Encaminhar suas fotos por Whatsapp antes de usá-las pode reduzir drasticamente a sua qualidade. Por meio das fotos que você utiliza seu público vai ter um dos primeiros contatos com seu produto/serviço, então invista em nitidez e qualidade. Além disso, não se esqueça de adicionar uma descrição alternativa da imagem (atributo alt) com o assunto retratado na fotografia ou a finalidade da imagem.

Sabemos que, atualmente com o imenso fluxo de informações a que estamos expostos diariamente, está cada vez mais difícil ser notado no ambiente digital. Então, bora colocar tudo isso em prática para alcançar resultados incríveis, não é mesmo?

Com essas dicas de SEO você pode começar a otimizar seu site ainda hoje, e inclusive, garantir uma boa indexação e ranqueamento do Google

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