E-mail Marketing 22/04/21

O e-mail marketing ainda funciona? 5 dicas de como utilizar

Veja porque você deve utilizar o e-mail marketing como uma de suas estratégias de marketing!

Frequentemente, encontramos certa resistência quando sugerimos o uso do e-mail marketing como uma das estratégias de Marketing Digital a serem utilizadas. Mas RedCake, “o e-mail marketing ainda funciona?” Se você também tem dúvidas quanto ao funcionamento, dados e resultados que o e-mail marketing pode trazer ao seu negócio, então você veio ao lugar certo. Antes de começar é importante reforçar que a imagem criada de que o e-mail marketing não funciona, NÃO EXISTE. E nós vamos te mostrar o porquê!

Um dos princípios da vida no ambiente digital é poder acompanhar o comportamento do consumidor e sua jornada de compra. Para isso, são exigidos alguns de seus dados, como telefone, nome completo, mas principalmente o e-mail. Você pode fazer o exercício de refletir em quais momentos NÃO te pedem o seu e-mail, e provavelmente vai ver que essas são raras ocasiões. Isso acontece pois seu e-mail é um modo de proteger seus dados pessoais. Além disso, o e-mail é tido como a forma primária de comunicação entre você e os seus interesses. Sejam eles as redes sociais, plataformas de jogos online ou sites de compra.

Atualmente, 92% das pessoas possuem e-mail e 61% o utilizam diariamente. Estes são números significativos quando refletimos de que o e-mail é uma das formas de comunicação mais eficientes em questão do alcance de público. Se você souber captar seus leads de maneira eficiente ao trabalhar uma comunicação integrada entre as suas estratégias de marketing, o e-mail marketing pode ser um poderoso canal de vendas.

Já nos ambientes corporativos, 72% das pessoas tem o e-mail como forma de comunicação profissional. O e-mail não ultrapassa os limites de privacidade individual que se tornam cada vez mais confusos quando alternamos entre trabalhar no online e ter nossos momentos de lazer e entretenimento.

Ícone de e-mail no celular

Como posso utilizar o e-mail marketing na minha empresa?

Primeiramente, saiba que seu e-mail pode ter altas taxas de abertura e que é possível utilizá-lo em todos os segmentos de mercado. Então, aproveite para se conectar com seu lead desde o assunto e título do seu e-mail. É hora de despertar a curiosidade com muita criatividade e a produção de um conteúdo relevante. Neste espaço, você pode informar o seu lead sobre as principais informações do seu produto/serviço, condições e métodos de pagamento. Aproveite também para responder dúvidas e enviar promoções especiais. Foque naquilo que seu público tem interesse. Tenha em mente que essa é uma etapa de convencimento. Então, dedique-se a eliminar todo tipo de questionamento que poderá surgir antes de seu lead decidir pela compra.

Também é importante que você tenha uma frequência correta de e-mails ao se comunicar com seu cliente, portanto, não envie e-mails “demais nem de menos”. Caso você envie poucos e-mails o seu lead pode facilmente perder o interesse. E, se estabelecer uma frequência muito alta você pode sobrecarregá-lo fazendo-o desistir da compra.

Portanto, invista em um bom texto e uma boa aparência de seu conteúdo gráfico. Caso necessite, recomendamos que você tenha profissionais especializados para uma boa execução. Lembre-se que essa estratégia pode trazer um ótimo retorno ao seu Marketing Digital e fortalecer a imagem de sua empresa perante seu público.

Cooworkers utilizando o e-mail marketing como uma estratégia

Algumas dicas para elaborar seu e-mail marketing:

  1. Personalize o assunto e o título do e-mail

Quando chamamos uma pessoa pelo nome nos sentimos mais próximos, não é mesmo? Então, isso não seria diferente com o e-mail marketing. Essa é uma excelente oportunidade de estabelecer vínculos e tornar sua marca mais humanizada.

Por exemplo: “Olá, Fulano, olha o que preparamos pra você!”

  1. Use uma ferramenta profissional para o envio do e-mail marketing

Em outras palavras, não envie seu e-mail com extensões @gmail.com, @hotmail.com, @yahoo.com, ou qualquer outra dessas mais conhecidas. Isso aumenta as chances do seu e-mail ser identificado como spam e ir diretamente para o lixo eletrônico do seu lead. Escolha uma plataforma que não apenas envie o e-mail, mas também te ofereça outros recursos que você possa utilizar, como análise de métricas, templates, etc. Algumas ferramentas que podem te ajudar são: Locaweb, RD Station, Hostgator, Klicksend, etc. 

  1. Inove no conteúdo do seu e-mail

Invista em um conteúdo interativo e comunique-se com seu público como ele deseja. Você pode optar por inserir imagens, gifs e até mesmo vídeos no corpo de texto do seu e-mail. Essa estratégia pode aumentar significativamente as suas chances de clique e de venda.

  1. Avalie seus concorrentes

Inscreva-se na lista de e-mail dos seus concorrentes e veja a maneira que eles se comunicam. Lembre-se que copiar a estratégia alheia é antiético, mas você pode se inspirar para sair à frente e descobrir como fazer melhor do que eles!

  1. Sequência de e-mails automáticos

Elabore uma sequência de e-mails automáticos como e-mail de boas-vindas, “conheça nossos serviços”, cupons de desconto para aniversários, carrinho de compras abandonado e muito mais. Mostre que você está presente na vida do seu lead. Assim, você melhora as suas chances de conversão mantendo seu cliente sempre nutrido com informações sobre a sua empresa.

E aí, agora que você sabe que o e-mail marketing ainda funciona, está pronto para começar a usar o e-mail marketing?

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para implementar essa estratégia, fale com a equipe RedCake. Afinal, nossa agência conta com profissionais especializados. Nossa equipe sabe estabelecer as melhores formas de comunicação com o seu público e melhorar a imagem da sua empresa.

Acompanhe esse e outros conteúdos sobre Marketing Digital no nosso canal do Youtube ou seguindo o nosso perfil do Instagram.

RedCake Agência de Marketing Digital - CNPJ: 21.249.871/0001-13 | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade