Redes Sociais 18/06/21

Transforme seu perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram

Descubra um passo a passo para seu perfil no Instagram ser um perfil comercial!

Se você acha que o Instagram é uma excelente ferramenta para fazer propaganda da sua marca ou negócio, você está absolutamente certo! O que talvez você não saiba é que existe a possibilidade, e nós também recomendamos, de que você transforme o seu perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram.

Sabe quando você acessa a página de uma marca famosa e percebe que alguns detalhes estão diferentes? Como o contato da empresa ou a opção Instagram Shopping, onde você vê o valor dos produtos, e ao clicar é redirecionado para a página de compra. Essas são funções exclusivas de um perfil comercial e podem transformar a forma como você expõe o seu negócio na rede. No entanto, muitas pessoas não se interessam em fazer essa conversão por achar esse processo complicado.

Então, se você acha que essa opção é exclusiva para grandes empresas, queremos te dizer que você está muito enganado. Qualquer um pode transformar o seu perfil pessoal do Instagram em um comercial e aproveitar todos os benefícios dessa troca! Quer saber quais são? Ou como realizar a troca de um perfil para o outro? Então, se liga nesse tutorial que a equipe Red montou para você não perder mais nenhuma venda dentro da plataforma queridinha entre os consumidores:

“Mas equipe Red, eu vou perder todas as minhas fotinhas? Eu passei 12 horas organizando o meu feed, e agoraa? 😰”

Calma lá, meu amigo! A resposta é: não! O que já está postado não vai desaparecer. Na verdade, é uma mudança bem sutil.

Confira o passo a passo para que você transforme seu perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram:

Passo 1:

Para começar, com o seu perfil aberto no app, toque na função “Menu“, no canto superior direito (normalmente representada por três tracinhos, um em cima do outro).

Passo 2:

Depois disso, acesse as “Configurações“.

Passo 1 de configurações do Instagram

Passo 3:

Em seguida, clique em “Conta“.

Transformar para conta comercial no Instagram

Passo 4:

Desça a tela até o final e escolha a opção “Mudar para conta profissional“.

Passo 5:

Em seguida, irá aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram”. Comece escolhendo a categoria do seu perfil comercial. Em seguida, selecione uma das opções e clique em “Avançar“.

Cadastro de empresa ou criador de conteúdo no Instagram

Passo 6:

Então, confirme se as suas informações e contato estão corretas. O aplicativo irá preencher automaticamente com as informações que você usava em sua conta pessoal. Se precisar alterar ou acrescentar, basta tocar em “Alterar opções de contato“. Quando estiver tudo certo clique em “Avançar“.

Informações para contas comerciais

Passo 7:

Você irá precisar realizar o login da sua conta do Facebook. Em seguida, vai aparecer uma tela com todas as páginas que você possui. Portanto, escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial do Instagram e clique em “Concluir“.

Conectar perfil do Instagram no Facebook

Passo 8:

Prontinho! Você acaba de criar o seu perfil comercial no Instagram! Após concluir todas as etapas, uma mensagem de confirmação irá aparecer na tela.

Por que criar um perfil comercial no Instagram?

Quem tem um perfil comercial no Instagram tem acesso a várias informações e recursos diferenciados que facilitam (e muito!) a vida de uma empresa dentro da plataforma.
Por exemplo, quando se têm um perfil comercial é possível criar botões de ação como: contatar, como chegar, ligar e enviar e-mail. Esses botões são estratégias facilitadoras não-invasivas para que você oriente o seu público a dar um passo à frente em direção à compra.
Com as métricas disponíveis para os perfis comerciais você consegue conhecer mais sobre o seu público e, assim, ser mais assertivo em suas campanhas.

Print de informações de publicação de perfil comercial

Estão disponíveis para os perfis comerciais as seguintes métricas:

  • Alcance: mostra o número de contas únicas que viram a sua publicação;
  • Impressões: mostra o número total de vezes que sua publicação foi vista e de que maneira seu público chegou até ela: da Página inicial, do Perfil, do Explorar ou de Outro;
  • Visualizações de vídeo: mostra o número de vezes que o seu vídeo foi visualizado pelos seguidores;
  • Cliques no site: indica quantas pessoas tocaram no botão que redireciona ao seu site;
  • Interações: exibe quantas ações foram executadas a partir de uma publicação, como visitas ao seu perfil;
  • Encaminhado: demonstra quantas vezes uma determinada publicação foi compartilhada com outra pessoa pelo direct;
  • Salvas: apresenta o número de perfis que salvaram o seu post;
  • Respostas: métrica específica para os stories, que mostra o número de pessoas que assistiram ao storie e enviaram mensagens para você por meio da função “enviar mensagem”;
  • Saídas: também específica para os stories, mostra o número de vezes em que um seguidor passou de um de seus stories para os de outra pessoa;
  • Dados demográficos: descubra o gênero, idade, cidade e país de seus seguidores;
  • Períodos mais ativos: descubra os dias da semana e horários em que o seu público está mais ativo nas redes sociais.

Uma das melhores funções que um perfil comercial dispõe é poder promover suas publicações diretamente no Instagram. Além de poder segmentar para qual tipo de público o seu post será mostrado (definido com base nas métricas que você viu anteriormente), você terá acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado.

Botão CTA "Promover" para perfil comercial

Todos esses dados são importantíssimos para ajudar você a melhorar as suas estratégias de conteúdo no Instagram, suas postagens e planejamento dos seus posts de acordo com a sua audiência. E todas as informações ficam disponíveis na seção “Insights” do próprio aplicativo.

Então, fique atento!

Existem certas especificidades nas métricas do Instagram de perfis comerciais que você deve sempre estar atento, pois podem servir de indicadores para o seu Marketing Digital. Como, por exemplo:

● Mesmo que uma única postagem no perfil comercial tenha mais de uma foto, as métricas serão contabilizadas como uma publicação só;
● Impressão não é a mesma coisa que alcance. Por exemplo, uma mesma pessoa pode visualizar seu post cinco vezes. Portanto, cada vez que ela ver a postagem será contabilizada uma impressão. Ou seja, o alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize cinco vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizado somente um dado de alcance;
● Se você possui mais de uma loja, tenha em mente que somente um endereço de e-mail pode ser definido para cada perfil comercial do Instagram.

Agora que você sabe tudo sobre os perfis comerciais do Instagram, basta que você transforme o seu perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram e comece a detonar com suas campanhas e publicações na rede. Além disso, se houver alguma dúvida, ou se a troca para o perfil comercial não for suficiente para o seu Marketing Digital, a RedCake está sempre à disposição de quem busca sucesso nas redes!

Clique aqui e fale com a gente.

RedCake Agência de Marketing Digital - CNPJ: 21.249.871/0001-13 | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade