Marketing Digital 22/06/21

Como organizar as suas estratégias em um Plano de Marketing

Trace novas estratégias de Plano de Marketing

Aprenda a organizar suas informações e comece a atrair clientes para o seu negócio

O Plano de Marketing é um documento escrito com objetivos, metas, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a empresa. Por isso, hoje vamos te ensinar a como organizar as suas estratégias em um Plano de Marketing para que ao aprender a organizá-las você comece a atrair clientes para o seu negócio. O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Por que organizar um Plano de Marketing?

A maioria das empresas já possuem o instagram, facebook e linkedin criados mas, não sabem como utilizá-los para aumentar a gestão do seu negócio.

Se você quer atrair clientes usando a internet, a primeira coisa que precisa ser feita é um Plano de Marketing. O plano ajuda você a organizar tudo que precisa ser feito, para divulgar os produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com eles. 

Em vez de ideias soltas, o marketing passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos que deve perseguir, os indicadores que deve monitorar e as estratégias que deve desenvolver. Dessa maneira, você consegue colaborar para os objetivos maiores do planejamento estratégico da empresa.

Guia para estratégias de um Plano de Marketing

Guia para organizar estratégias

Para desenvolver um Plano de Marketing é necessário entender a sua relevância para o negócio e dedicar esforços para que ele aconteça. Mas então, como organizar as suas estratégias em um Plano de Marketing? Então, vamos aos passos iniciais:

  1. Pense em seu público.

 O seu público sofre adaptações constantemente, e por isso, é necessário pensar em suas dores para que a sua empresa consiga resolvê-las.

  1. Onde vou disponibilizar o meu conteúdo? 

Em seguida, você precisa ter uma ideia de onde está o seu público, se estão no instagram, facebook, youtube entre outras plataformas, para começar a trazer as ideias da sua linha editorial dentro dos canais que eles se encontram. 

  1. Analise sua concorrência.

Para entender onde o seu público está, é necessário fazer uma avaliação criteriosa para se valer das informações coletadas na pesquisa qualitativa para reconhecer como eles agem, no que são melhores e no que se mostram inferiores a você.

  1. Defina com qual frequência você publicará o seu conteúdo.

Manter uma frequência de postagem gera maior autoridade à marca, assim como aumenta o alcance da divulgação dos seus serviços ou produtos. Ao definir a frequência de conteúdos que serão postados, o seu público vê e interage com suas publicações, as redes sociais deverão distribuir ainda mais os seus conteúdos no feed desses usuários.

  1. Quanto investir?

Invista o quanto você puder, desde que não prejudique o seu negócio. Para alinhar o financeiro com o marketing nada melhor que juntar os conhecimentos do analista de marketing que está elaborando os planos, com os conhecimentos do analista de planejamento financeiro da empresa, que vai saber como ninguém como transformar os planos em números da melhor forma possível.

  1. Aprenda a criar sua identidade visual.

A identidade visual é a primeira comunicação que o público terá com a sua empresa, ela precisa ser planejada para se conectar corretamente com ele, por isso quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.

  1. Defina quais ferramentas você irá trabalhar. 

É necessário definir quais ferramentas serão utilizadas, sejam elas, site, blog ou redes sociais. Para isso, é necessário buscar um profissional de tecnologia para que seja usado o sistema ideal para cada tipo de ferramenta que será utilizada.

Quais os tipos de Plano de Marketing?

A estratégia pode variar para cada estilo de negócio. Portanto, é necessário observar quais ferramentas serão utilizadas para atrair os seus clientes, e através delas que você irá escolher qual o plano de marketing ideal para a sua empresa. 

Plano de Marketing por níveis

O planejamento de marketing pode se dividir em diferentes níveis de gestão para ser mais eficiente, assim como acontece no planejamento geral da empresa. Eles podem se dividir em planejamento estratégico, tático e operacional, que são respectivamente: 

  • Plano de Marketing Estratégico;
  • Plano de Marketing Tático;
  • Plano de Marketing Operacional. 

 O Plano de Marketing Estratégico é o mais amplo. Geralmente ele traça os objetivos de longo prazo e as estratégias de maneira ampla, sem definir os planos de ação.

O Plano de Marketing Tático detalha as estratégias traçadas para o planejamento estratégico.

Se o marketing definiu o Marketing de Conteúdo como um dos pilares estratégicos, por exemplo, o plano tático vai trazer o detalhamento dessa estratégia, com objetivos de médio prazo, canais, orçamentos, entre outras definições.

O Plano de Marketing Operacional traz as definições do dia a dia de cada estratégia e detalha os objetivos de curto prazo, as tarefas, os responsáveis, os cronogramas e outras definições mais específicas dos planos de ação.

Os planos nos diferentes níveis estão encadeados entre si para que alcancem os objetivos maiores do planejamento estratégico do marketing.

Plano de Marketing por estratégia

Os planos de marketing que detalham as estratégias estão no nível tático. Eles são mais objetivos, por focarem em uma estratégia específica, mas não podem se desvincular do plano estratégico, que deve orientar suas decisões.

Conheça alguns deles: 

  • Plano de Marketing Digital;
  • Plano de Marketing de Conteúdo;
  • Plano de Marketing de Redes Sociais; 
  • Plano de Marketing de Relacionamento; 
  • Plano de Marketing de Produto;
  • Plano de Marketing Social;
  • Plano de Endomarketing.

Esse tipo de plano pode ser usado em empresas maiores, que têm subáreas e equipes dedicadas no setor de marketing para cada estratégia. Mas também adota-se o Plano de Marketing quando determinada estratégia é central para o marketing e para o crescimento da empresa naquele momento.

Plano de Marketing por campanhas

Os planos de marketing que focam em campanhas específicas geralmente estão no nível operacional. Eles trabalham com o curto prazo e devem ser bem objetivos para operacionalizar as ações.

Veja alguns exemplos de plano de Marketing por campanhas:

  • Dia das Mães;
  • Black Friday;
  • Lançamento de Produto; 
  • Eventos.

Portanto, lembre-se que as definições desses planos não devem se desvincular dos planos estratégico e tático. Se o objetivo maior da empresa é aumentar o faturamento em 30% naquele ano, a campanha de Black Friday deve contribuir para essa meta.

Qual estratégia de marketing usar no plano?

Existe uma infinidade de estratégias de marketing que podem atender a diferentes objetivos. Mas vamos falar aqui algumas principais, principalmente relacionadas ao Marketing Digital.

Você pode traçar essas estratégias no plano estratégico ou criar planos específicos para cada uma, alinhados aos objetivos gerais do marketing. São estratégias de marketing, que podem englobar diferentes canais (como redes sociais, e-mail marketing, site, blog etc.). 

Inbound Marketing

Inbound Marketing é focado na atração de potenciais clientes e na nutrição de relacionamento com os leads ao longo de um funil de vendas até que estejam prontos para a compra. Esse tipo de estratégia deve prever as etapas do funil de vendas e como fazer o lead evoluir até a compra.  Por isso, envolva estratégias de criação de landing pages, Marketing de Conteúdo, SEO, relacionamento e, no fundo do funil, fechamento de vendas.

Outbound Marketing 

Outbound Marketing consiste em estratégias de prospecção de clientes. Ou seja, em vez de atrair interessados, o marketing vai ativamente atrás deles. No Marketing Digital, geralmente o Outbound Marketing está relacionado às estratégias de campanhas pagas, como de links patrocinados, anúncios nas redes sociais e banners em sites, que têm maior poder de segmentação e mensuração que as estratégias orgânicas.

Marketing de Conteúdo 

Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes para os consumidores, que resolvam suas dúvidas e atraiam seu interesse para se aproximarem da marca. Essa estratégia ajuda a construir autoridade na web, melhorar a percepção de marca e gerar leads para o marketing. Ou seja, utilize estratégias de SEO, para aumentar a encontrabilidade nos buscadores, e canais como blogs, redes sociais e email marketing. Essa estratégia é geralmente um dos pilares da estratégia de Inbound Marketing.

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento são estratégias que acompanham o consumidor ao longo da sua jornada de compra. Para mantê-lo por perto, a marca oferece conteúdos relevantes, ofertas exclusivas e abordagens personalizadas. Geralmente envolve canais de redes sociais, e-mail marketing e grupos exclusivos (Facebook, WhatsApp), além de uma ferramenta de CRM, que concentra os dados e histórico de interações dos leads.

Marketing de Retenção

Marketing de Retenção são estratégias voltadas para quem já é cliente da empresa. É embasada no Marketing de Relacionamento, já que seu objetivo é fidelizar os clientes para que se mantenham mais tempo com a marca e não vão para a concorrência.

Marketing de Influência

Marketing de Influência consiste na estratégia de parceria entre marcas e influenciadores. É uma das formas de se aproximar dos consumidores por meio de uma pessoa que eles admiram, em quem confiam, com quem se identificam e que, portanto, é capaz de influenciar suas decisões de consumo.

Marketing Interativo

O Marketing Interativo é um conjunto de práticas e técnicas voltadas para incentivar a interação do público com a sua empresa. Trata-se, portanto, de uma estratégia extremamente efetiva para aumentar o engajamento e, assim, possibilitar a otimização das suas ações de marketing.

Colocando o Plano de Marketing em ação

Coloque em prática as estratégias do Plano de Marketing

Agora que você já sabe o que é o Plano de Marketing e como desenvolvê-lo, está na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. 

Para colocar as estratégias em prática, o ideal é desmembrar o plano até o nível operacional para que viabilize sua execução. Dessa maneira, as definições estratégicas chegam no dia a dia dos colaboradores.

No plano operacional, devem constar os Planos de Ação para executar as estratégias, que devem conter:

  • As atividades que devem ser desempenhadas;
  • O prazo de execução de cada atividade;
  • Como elas devem ser executadas;
  • Quem é e quem são os responsáveis; 
  • Qual é a verba de execução de cada atividade;

Para engajar a equipe na execução, é importante que o documento do Plano de Marketing e dos Planos de Ação estejam claros e disponíveis para todos os envolvidos. Afinal, quando você sabe o que deve fazer, com prazo e propósito, o envolvimento e a motivação são maiores.

E aí? Conseguiu entender certinho como organizar as suas estratégias em um Plano de Marketing? A RedCake pode te ajudar a construir suas estratégias de Marketing Digital. Entre em contato com a nossa equipe!

RedCake Agência de Marketing Digital - CNPJ: 21.249.871/0001-13 | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade