Redes Sociais 20/05/21

Como funciona o algoritmo e como usar para melhorar o engajamento das minhas redes sociais?

Descubra mais sobre o que é algoritmo, engajamento e como eles podem ajudar a melhorar as redes sociais da sua empresa.

Olá RedCakers, tudo bem? A dúvida do blog de hoje é muito comum e recebemos com certa frequência. Afinal, como funciona o algoritmo e como usar para melhorar o engajamento das minhas redes sociais? Primeiramente vamos responder: o que é esse tal  de “engajamento”? É basicamente curtir fotos, comentar, compartilhar com os outros, salvar, responder stories, responder enquetes, mandar directs, acessar perfis de redes sociais de diversas formas.

Não é de hoje que muitos perfis ficam frustrados por conta da diminuição na entrega do engajamento. Assim, não recebem tantos seguidores, tantos likes, comentários e alcance orgânico como antes. Há algum tempo atrás, o Instagram fez uma declaração que queremos trazer para vocês: ele mostra sim as publicação para apenas uma porcentagem dos seus seguidores, o que varia entre 7 a 10%, inicialmente, devido ao algoritmo. Antigamente lidávamos com a ordem cronológica (saudades, inclusive 😢), mas hoje o algoritmo é o grande mandante da rede social!

ALGORITMO

O algoritmo consegue identificar, através de inteligência artificial, como o chamado machine learning. Isso se dá nos momentos em que você “rola” a tela, quando você para para observar um conteúdo, entra num perfil, curte, comenta. Bem como quanto tempo você fica em um determinado perfil, ou lendo os comentários de uma publicação, dos stories, se parou, se voltou pra olhar, quanto tempo ficou no aplicativo. Ou seja, o algoritmo é programada para entender tudo o que você faz na plataforma. A partir disso, ele faz uma montagem e seleção do que é de seu interesse. Ele sabe o que você está postando e sabe o que você quer ver, e assim, vai te entregar o conteúdo “certo”.

Sabendo disso, precisamos de estratégias bem posicionadas para que conseguir alcançar o público específico. Então, vamos para algumas dicas e informações relevantes sobre esse assunto:

Desde que o Instagram mudou da ordem cronológica para o algoritmo em 2016, existem 3 coisas muito importantes e que determinam o quanto a sua publicação vai aparecer no feed dos outros: interesse, recência e relacionamento.

INTERESSE

O algoritmo analisa o que o seu seguidor está vendo no Instagram, o que ele curte, o que ele comenta e os assuntos com os quais ele engaja. Por exemplo: você tem um seguidor que segue vários perfis de cachorro, e sempre que ele vê um post desses perfis ele deixa um like.

Esse é apenas um exemplo para identificar como o seu conteúdo é entregado para o seu público, com base nos interesses dele. Assim, sabendo do interesse do seu nicho, você escolhe a melhor maneira de se comunicar com ele. Consequentemente, a chance de gerar novas interações e engajamento também aumenta.

Portanto, o primeiro passo é definir o nicho. O que o seu cliente quer? Quais os maiores desejos do seu público? Receber uma consultoria? Ser famoso? Aumentar a sua visibilidade? Conquistar mais clientes? Aparecer mais nas pesquisas? Assim, tendo em mente o que eles querem ver nas suas redes sociais, você vai pode gerar conteúdo de valor, e de fato, relevante.

RECÊNCIA

Sim, o algoritmo dá prioridade para posts mais recentes. Não na questão de posts em ordem cronológica, mas é muito difícil você observar alguma publicação que foi postada no dia anterior, ou há dias atrás. Isso acontece porque algoritmo serve justamente para selecionar aquilo que é de interesse de determinado perfil, e quais posts ele gostaria de ver primeiro.

Aqui nós observamos que é preciso postar com frequência. Por outro lado, precisamos ser realistas e responder: será que consigo manter essa constância? É importante sim, dar uma olhada no horário que o público está ativo na rede social – já falamos isso aqui em nosso blog. E é sempre bom lembrar: não faça o seu post e, logo em seguida, saia do Instagram, permaneça ativo por um tempo. Sem dúvidas, isso aumenta a chance de engajar com o seu público.

RELACIONAMENTO

O seu conteúdo aparece mais vezes para as pessoas que se relacionam com o seu perfil. Se você tem um relacionamento inbox, nos comentários ou por meio das curtidas. Use estratégias, estimule o engajamento porque quanto mais engajamento, mais seguidores e maiores alcances. Faça as pessoas participarem, você precisa que elas queiram ver, que compartilhem o seu conteúdo, que façam perguntas. O importante é lembrar que quanto mais movimentação seu perfil tiver, maior será a entrega do seu conteúdo via Instagram.

Por que o engajamento cai tanto de um dia pro outro?

A cada dia a plataforma recebe novos usuários. Consequentemente, quanto mais gente, mais o algoritmo precisa trabalhar para entregar os conteúdos. É natural que caia, por isso, é preciso sempre reinventar novas formas de engajamento para o seu perfil. Já se foi o tempo em que era fácil ganhar seguidores, curtidas e comentários. Hoje é literalmente trabalho, estratégia e planejamento.

Como devo engajar com meu público?

Precisamos estar sempre atualizados das notícias, novos formatos e ferramentas do Instagram. Portanto, siga pessoas do seu nicho, não apenas por seguir, mas porque você realmente quer acompanhar sobre o que estão falando. Lembre-se que as redes sociais são ambientes de troca, troca de pensamento, de opiniões e informação.

Comente, curta, compartilhe e interaja. Entenda quem são os seus seguidores, e interaja com eles também – dê uma olhada em quem engaja com o seu conteúdo. Outra dica interessante é que você passe a comentar as fotos dessas pessoas. Assim, a pessoa vai pensar “Olha, que legal! Esse perfil está me vendo, eles me conhecem”. Automaticamente, o Instagram também vai entender que você é interessante pra essa pessoa, e pode aumentar o alcance orgânico do seu perfil.

Responda as pessoas. Nunca deixe alguém sem um retorno seu, seja ele através de uma resposta no direct, um emoji nos comentários, um like. Isso também contribui para mostrar que a sua marca é relevante na vida da outra pessoa.

Faça stories e lives. O algoritmo entende tudo que acontece, e usa essa informação para exibir mais ou menos vezes os posts do cotidiano. Por exemplo: o dia a dia da sua empresa, poste o informal, valorize aquilo que trará proximidade com o seu potencial cliente.

E por fim, o mais importante: invista (financeiramente) nas suas redes sociais!

Existem diversas plataformas para fazer com que seu conteúdo alcance as pessoas certas, no momento certo: Facebook e Instagram Ads, Google Ads, Landing Pages, trabalhos com SEO e outros.

Agora que você já sabe como funciona o algoritmo e como usar para melhorar o engajamento das suas redes sociais, que tal nos acompanhar em nossas plataformas digitais? Assim, você fica por dentro das novidades e das soluções que oferecemos e existem no mercado do marketing digital!

 

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