Naming 16/08/21

Como criar o nome perfeito para a sua empresa?

Nome perfeito para a sua empresa

Em tradução literal, naming significa nomear, dar um nome. Em geral, a maioria das pessoas pensa bastante antes de escolher o nome de um filho, afinal de contas é algo que o acompanhará para o resto da vida.  No caso de uma marca, não poderia ser diferente. No entanto, você pode até ter um excelente produto, mas que nunca irá decolar porque sua marca não transmite o conceito que define o seu produto, negócio ou serviço. Então, como criar o nome perfeito para a sua empresa?

Primeiramente, vamos te contar um pouco do processo de naming da nossa agência:

RedCake Agência Digital, esse foi o nome que escolhemos para representar a nossa empresa. Mas, por que RedCake? Em primeiro lugar, não queríamos nada convencional. Por isso, pensamos em algo que transmitisse uma presença forte e que tivesse significado e importância para a nossa equipe. Assim, veio a primeira ideia, adotar o vermelho (Red), uma cor quente, forte e marcante. Como o sangue que é um elemento essencial em nossas vidas e que circula por todo o corpo, sendo constantemente renovado.

E o “Cake” (bolo)? Comer é sempre bom, né gente? Mas, nesse caso, não é isso que significa. Ele representa toda nossa criatividade, inteligência, inovação e dinamismo. O que pode ser mais criativo do que essa massa pensante que chamamos de cérebro? Assim, nossa intenção foi representar no nome “RedCake” os principais valores que nossa empresa carrega, buscando alcançar resultados consistentes, de maneira marcante, com criatividade de sobra.

Portanto, o “processo de naming” é extremamente útil para quem precisa de um nome, mas ainda não sabe por onde começar. Ou seja, ele inclui a realização de pesquisas de mercado, criação de diversas ideias, testes e vários outros detalhes. Da mesma forma, também existem empresas especializadas em fazer todo esse processo, como por exemplo a Lexicon, criadora do nome “Blackberry”.

Apesar de serem excelentes empresas, especialistas em naming geralmente cobram valores muito altos para pequenas empresas investirem. Mas isso não quer dizer que você não possa criar o nome ideal, na verdade, se seguir os passos que vamos te apresentar, talvez você faça melhor que qualquer empresa especializada. Afinal, ninguém conhece a sua empresa melhor do que você, certo?

E, apesar, do nosso nome “RedCake” ser um nome consistente, o nosso processo de construção não é o único. Você pode trabalhar o naming de sua empresa de diversas formas. E é isso que queremos te apresentar no blog de hoje.

Como criar o nome perfeito para a sua empresa? Veja alguns tipos de nomes: 

  • Descritivo

São aqueles que indicam o que a empresa oferece, seja produto ou serviço. A vantagem desse tipo de nome é que posiciona a marca de forma clara no mercado, fazendo com que o consumidor entenda de forma simples e rápida qual é o produto oferecido. Em contrapartida, restringe a marca, fazendo com que seja bem difícil ampliar ou alterar o tipo de produto. Por isso, caso seja a situação da sua empresa é preciso de consistência e objetivos muito bem definidos. Até porque não é bom mudar o nome da empresa depois de já ter um posicionamento estruturado.

Bons exemplos de nomes descritivos são o Banco do Brasil e Galinha Pintadinha. É quase impossível não saber do que se tratam, não é mesmo?

  • Siglas

É a abreviação de um nome. Como DTC Brinquedos e IBM.

Por ser um grupo de letras, não transmite tanto “sentimento”, e pode ser uma forma mais impessoal e formal de naming. Por outro lado, a parte positiva de ter nomes em siglas é que, por serem curtos, esses nomes são rápidos e fáceis de falar e lembrar.

  • Inventados

São aqueles nomes criados especialmente para representar uma marca. Apesar de não carregarem um significado anterior que possa “sustentar” seu marketing, são nomes únicos e poderosos, não utilizados antes. A força desses nomes está na sua originalidade.

Bons exemplos são a Kodak, criado por sua sonoridade e inspirado no clique da câmera fotográfica, e a LEGO, fusão de duas palavras dinamarquesas “leg godt”, que significa “brincar bem”.

  • Sugestivos

Estão ligados aos aspectos sugestivos do produto. Como Hot Wheels, que significa “rodas quentes”, é o nome de uma marca que produz carrinhos de brinquedo e Antártica, para cervejas, tipicamente consumidas geladas.

Esse tipo de nome ajuda a criar uma imagem mais profunda do que simplesmente os produtos ou serviços que a empresa tem a oferecer. Nesse caso, é preciso muito cuidado e assertividade, porque caso sejam criados fora de sintonia pode prejudicar a imagem da sua marca.

  • Experiências

São aqueles que remetem a sentimentos ou experiências que a marca entrega por meio de seu produto ou serviço. Esse tipo de nome cria uma certa expectativa sobre a marca, o que a torna diferente no mercado e melhora a sua competitividade. Mas precisam estar muito bem alinhados com o propósito da marca, caso contrário, podem perder a sua força.

A Grow é um exemplo perfeito que significa “crescimento”, foi pensada para crianças que estão passando exatamente por essa fase. A Vivo é outro, e representa uma vida de acessibilidade, proximidade, bem como a vivacidade de seu canal de telefonia celular.

  • Próprios

Com certeza você conhece essas marcas: Walt Disney e Ford. Carregam o nome de seus criadores, são bons exemplos de nomes fortes e levam as conquistas de seus fundadores para o mundo. No entanto, o aspecto negativo é que para dar nomes próprios à sua marca, você precisa de um posicionamento consolidado em relação aos seus produtos ou serviços. Porque estes nomes não indicam qualquer característica da marca. Por outro lado, se o nome tiver uma boa sonoridade, é uma opção e que dificilmente encontrará concorrência.

  • Novos nomes

BIS – é um exemplo da utilização de prefixos e segmentos de palavras, significando “repetição”, o produto leva o consumidor a gostar tanto que vai pedir “bis”.

Tectoy – exemplo de combinação de palavras relevantes para o seu negócio. A marca de brinquedos uniu “tec”, de tecnologia, e “toy”, de brinquedo.

Mattel – a combinação de dois nomes próprios: “Matt” + “El”, de Elliot = “Matt-el”, também carrega a sonoridade como característica de destaque.

Perguntas de caracterização do naming

Para conquistar o nome que levará sua empresa a ser conhecida no seu segmento e, quem sabe, até no mundo, você precisa de oito perguntinhas básicas. Assim, você saberá de maneira mais fácil como criar o nome perfeito para a sua empresa. Além disso, essas perguntas vão te ajudar a escolher um nome que irá transmitir visão, âmbito, posicionamento, caráter e a ideia central da marca.

  1. Facilidade: é simples de pronunciar e escrever?
  2. Expressão: demonstra o propósito da marca e personalidade?
  3. Distinção: qual é o aspecto único que se destaca da competição?
  4. Memorização: o nome é fácil de lembrar?
  5. Aparência: é agradável de ler? A aparência é tão boa quanto a sonoridade?
  6. Disponibilidade: o domínio (url e usuário de redes sociais) está disponível?
  7. Interesse: tem bons resultados na perspectiva do SEO?
  8. Versatilidade: pode ser usado internacionalmente sem distorcer o significado?

Da mesma forma, tanto na criação do nome da marca quanto no nome dos produtos e serviços é muito importante se atentar às questões culturais do local onde ser inserem. Alguns exemplos que não funcionaram no Brasil são:

  • o refrigerante Josta, da Pepsi, uma bebida internacional que por sua sonoridade não pôde ser comercializada no país;
  • casos conflitantes como a clínica veterinária “Só Cão”, que também atende gatos;
  • e nomes com duplo sentido, como o carro “Pinto, da Ford”, que não deu certo por causa da má associação cultura com o nome do produto.

Passo a passo da escolha

#1. Pesquisa. Estude os possíveis nomes para a sua marca ou atributo do produto. Por exemplo, pronúncia, escrita, tendências e o uso por outras marcas.
#2. Brainstorming. Você pode começar fazendo listas de nomes, de maneira aleatória e sem filtrar as ideias ruins, deixe a criatividade fluir.
#3. Filtro. Lembra das “perguntas de caracterização do naming”? Com base nelas, selecione aqueles nomes que se encaixam nos requisitos.
#4. Teste. Em seguida, faça testes para avaliar o desempenho de cada nome da lista já filtrada. E lembre-se de tirar os nomes já usados por outras marcas ou que possam se associar a eles!
#5. Registre. É importante que, logo após a escolha do nome definitivo, você registre sua marca. Portanto, compre os domínios associados a ela e crie as redes sociais com esse mesmo nome.

Fase final: a escolha do nome

Por fim, faça testes. Confiar apenas nos nossos instintos nem sempre pode ser uma boa opção. Portanto, faça um grupo de testes e analise as respostas das pessoas a respeito do nome da sua marca:

Profundidade: Quais são os significados que o nome traz, tanto pelo significado quanto por associação?

Memória: Quais nomes as pessoas no grupo de teste lembram depois de uma semana?

Aparência: Quais são os sentidos quando o nome está em uma logo? Isso altera a preferência das pessoas por um nome?

Posicionamento: Quantos e quais dos significados são relevantes para o posicionamento da marca no mercado.

Sonoridade: O nome soa bem? Quais são os nomes favoritos quando são falados em voz alta?

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