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4 gatilhos mentais para usar e vender mais

Desperte o desejo dos seus clientes para comprarem mais de você!

Você já deve ter ouvido falar dos gatilhos mentais, mas sabe como usá-los? 

Os gatilhos mentais são os estímulos criados com o intuito de persuadir através da escrita ou fala sobre o seu produto ou serviço. Eles têm papel fundamental em despertar o interesse (chamar atenção) e estimular a decisão de compra dos seus clientes (tomar uma ação).

Portanto, os gatilhos mentais são uma ferramenta integra que ativa funções básicas do cérebro humano, para persuadir ou influenciar eticamente uma decisão.

Persuadir é diferente de manipular!

Você pode estar pensando que usar gatilhos mentais é uma manipulação das crenças e desejos dos seus clientes. Porém, a manipulação está ligada ao controle de outros indivíduos e implica eles não terem escolha das suas ações.

Já a persuasão é uma estratégia de comunicação que usa recursos emocionais e ativa funções básicas do cérebro humano. Ou seja, o indivíduo tem total escolha de realizar ou não a compra. Pois, essa ferramenta de linguagem quer apenas mostrar a necessidade ou as vantagens de um determinado produto ou serviço.

Mas por que usar gatilhos mentais?

Vivemos em uma sociedade repleta de estímulos e informação. Por isso, se destacar mostrando as suas qualidades e as soluções do seu negócio para a vida do seu cliente é fundamental!

Hoje trazemos 4 gatilhos mentais que podem ser usados independente do segmento do seu negócio. Mas, são inúmeras as possibilidades de gatilhos que podem ser usados, até mesmo os menos convencionais podem ter tudo haver com a proposta da sua empresa.

Então vamos lá!

4 gatilhos mentais para usar e vender mais:

1º) Prova Social

É muito comum usarmos a opinião de terceiros na hora de comprar alguma coisa e com seus clientes não seria diferente. Por isso, use todas as oportunidades de provar que seu trabalho gera resultados através do efeito maioria magnética!

Vale de tudo! Comentários dos seus seguidores sobre como são impactados pelo seu conteúdo, feedback sobre seu atendimento, depoimentos sobre a sua marca e número de views.

Mas, vale ressaltar que não é pra ficar jogando essas informações na cara dos seus seguidores a todo momento. Seus seguidores estão ali te acompanhando no dia a dia e verão as postagens aos poucos.

Portanto, apresente aos seus seguidores que junto ao desejo de compra surge também a certeza de que o seu trabalho gera múltiplos resultados. Ou seja, cabe alinhar a sua estratégia de comunicação nas redes sociais a frequência e diversidade das provas sociais ao conteúdo principal do seu perfil!

Dica! É ainda mais poderoso usar de um storytelling que alinhe a prova social juntamente com a missão e os valores da sua empresa!

2º) Antecipação

Deixar seus seguidores curiosos e esperando por um novo produto ou lançamento é ter a garantia de que será um sucesso. Mesmo que não agrade a todos, a curiosidade fará com que seus seguidores comprem para tirar suas próprias conclusões.

Porém, isso só acontecerá se o gatilho for bem trabalhado com a criação de um ambiente de expectativa e ansiedade pela novidade. Já que novidades tem alto poder de atração!

Você pode trabalhar esse engajamento liberando aos poucos informações sobre o que está por vir. Como por exemplo: um backstage da produção, falar sobre qual problema seu lançamento irá resolver e apresentar alguns resultados de testes já feitos ou alcançados!

Acrescente também formas de captar leads, usando o gatilho a seu favor em todas as oportunidades. Listas de espera, por exemplo, são ótimas para mostrar exclusividade enquanto você cria uma base de possíveis compradores.

Pois, para conseguir interessados (leads) é imprescindível você provar o valor do seu trabalho e as vantagens em o adquirir. Dica! Alimente sua base de leads através de uma sequência de e-mails e vídeos pensados para esse público!

Assim como no tópico anterior, um bom storytelling é fundamental para criar uma narrativa bem estruturada e que desperte interesse na compra.

3º) Escassez

Apesar de poder ser considerado o mais simples entre todos os gatilhos selecionados, é extremamente eficiente e por isso é tão usado. Trabalhar a escassez do seu produto ou serviço pode ser a estratégia ideal para atrair mais compradores.

Quando temos um limite de tempo ou estoque logo nasce a urgência em adquiri-lo. Além disso, pode ser muito efetivo quando usado em um lançamento de infoproduto ou promoções. Então, mesmo que não faça parte da comunicação diária do seu perfil é importante saber usá-lo em momentos estratégicos!

O gatilho da escassez gera a ideia de exclusividade, ele aumenta o valor percebido do que está sendo vendido e torna seu produto mais desejável! Por isso, muitas empresas utilizam dele junto ao gatilho da antecipação, lançando coleções ou novos produtos que esgotam em alguns dias ou mesmo poucas horas. 

4º) Porquê

O gatilho mental do porquê é fundamental para qualquer negócio. Ele nada mais é do que explicar o porquê o seu cliente deve comprar de você. Muito simples, não é mesmo?

Basta responder as possíveis dúvidas dos seus clientes e mostrar claramente todas as soluções que o seu produto irá trazer a vida dele. Isso o mantém interessado e cada vez mais disposto a concluir a compra!

Por que devo comprar de você e não do seu concorrente? O que você tem de diferente? Qual vantagem você me oferece? Essas são perguntas que você deve tentar responder por meio do seu conteúdo!

Dica! Use o gatilho de prova social junto ao do porquê, isso irá reforçar sua autoridade.

Com os gatinhos mentais você pode vender mais!

Agora você já sabe que entender sobre gatilhos mentais faz toda a diferença pro seu negócio!

Além disso, entendeu que apesar de poderem ser usados de forma individual são ainda mais efetivos quando usados em conjunto.

Porém, há ainda inúmeros outros que não comentamos e que podem ser ainda mais efetivos pro seu modelo de negócio. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para aprender como usá-los na hora de vender.

E não esqueça! Além do conteúdo as imagens também fazem toda a diferença na atração do seu público. Saiba como melhorar as imagens do seu site ou redes sociais clicando aqui!

Se você ainda não entendeu como aplicar os gatilhos mentais para crescer no digital… Fale com a RedCake e conte com o apoio de uma equipe especializada para fazer você vender mais no digital!

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